Com três painéis subordinados aos temas “Transição energética e economia circular”, “Inovação e digitalização” e “Cadeias logísticas globais”, o evento contará com a presença de representantes de organizações de relevo do setor marítimo-portuário internacional.

A sessão de abertura terá início às 9h30 e contará com a presença do Presidente da APS, José Luís Cacho, o CEO da AICEP Global Parques, Filipe Costa, o Presidente da Câmara Municipal de Sines, Nuno Mascarenhas e o Secretário de Estado Adjunto e das Comunicações, Hugo Mendes.

Às 10h inicia-se o primeiro painel com o debate sobre a importância da transição energética e a economia circular, contando com a participação do Secretário de Estado Adjunto e da Energia, João Galamba. Um debate que contará também com a presença de representantes da REN, do Porto de Roterdão e do Porto de Amesterdão.

Já o painel “Inovação e digitalização” terá intervenções da International Association of Ports and Harbors, da International Port Community Systems Association, da Nokia e da Nxtport.

Por último, no painel “Cadeias logísticas globais” participarão representantes da Amazon, Yixinou Rail China-Europe, da PSA Cargo Solutions e da Sea-Air Cargo Logistics Expert.

Ao longo do evento estarão presentes três moderadores, nomeadamente, Jorge d’Almeida da Comunidade Portuária e Logística de Sines, Alcino Lavrador da Altice Labs, e António França Ferreira da Siemens.

A sessão de encerramento decorrerá a partir das 15h30 e será presidida pelo Ministro das Infraestruturas e da Habitação, Pedro Nuno Santos.

O evento enquadra-se nas Comemorações do Dia do Porto de Sines, que este ano assinala o 50º aniversário da publicação do Decreto-Lei que definiu a criação do Gabinete da Área de Sines, entidade promotora do desenvolvimento do complexo portuário, industrial e logístico de Sines.

A inscrição para assistir à videoconferência é gratuita, sendo apenas necessário efetuar o registo aqui.