Litoral Alentejano com forte presença a partir de hoje no Espaço Alentejo na Festa do «Avante!»
A Organização Regional do Litoral Alentejano do PCP confirmou a sua presença na histórica 50.ª edição da Festa do «Avante!», que decorre a partir desta sexta-feira e até domingo, na Quinta da Atalaia, no Seixal.
Este ano, o Espaço Alentejo surge totalmente renovado e muda de localização para a Quinta do Cabo, uma zona de sombras naturais.
A grande novidade do recinto será «O Largo», um novo palco que recria o ambiente de uma praça alentejana e homenageia o escritor Manuel da Fonseca, funcionando como ponto de encontro para o Cante Alentejano, iniciativas de solidariedade e a tradicional Garrafeira.
No plano gastronómico, o Litoral Alentejano destaca-se com os sabores do mar e do rio, oferecendo choco frito, saladas de polvo, ovas e búzios, e camarão do Rio Sado.
A ementa inclui ainda linguiça com pimentos, moelas, bifanas, queijos secos, sopas de legumes e um menu infantil.
Na doçaria e bebidas, a oferta integra o Bolo das Rosas, Bolo de Mel, pinhoadas, vasquinhos, cercalitos, queijadas, tortas e fatias de ovos, além de aguardente de medronho, licores regionais e vinhos da Garrafeira, que disponibilizará uma edição limitada e numerada de garrafas comemorativas do meio século do evento.
A identidade cultural da região estará também representada no artesanato e no cartaz musical do palco «O Largo».
O espaço de artesanato vai exibir peças de madeira e cortiça, bonecas de trapos de Santo André, ímanes em barro, mel de Odemira e a tradicional latoaria de Santiago do Cacém e de Luzianes.
A animação musical do Litoral Alentejano acontece no sábado, às 19h00, com o Grupo Coral Vila Morena, e no domingo, às 21h45, com o projeto Marco da Campaniça, focado nas sonoridades da viola campaniça.
Para facilitar a deslocação do público, a organização regional preparou duas excursões de autocarro com partidas de Odemira e de Sines, que vão percorrer todos os concelhos do Litoral Alentejano em direção à Quinta da Atalaia.
