Homenagem Padre Manuel Malvar

O Padre Manuel Malvar foi homenageado no domingo, dia 8 de dezembro, com a inauguração do “Largo Padre Manuel Malvar”, junto da Igreja, na Aldeia de Santo André.

O Padre Manuel Malvar José Malvar Fonseca, nasceu no dia 21 de janeiro de 1942 e faleceu no dia 7 de agosto de 2015.

Foi um dos pioneiros do centro Urbano de Santo André, onde foi pároco durante mais de 30 anos e teve uma participação determinante nas mais variadas áreas, na freguesia de Santo André.

O percurso do Padre Manuel Malvar está fortemente ligado à comunidade de Santo André com o envolvimento e desenvolvimento de vários projetos de cariz social e humanitário.

A obra social e o trabalho humanitário desenvolvido pelo Padre Manuel Malvar, na paróquia de Santo André foram recordadas nas intervenções do Presidente da Câmara Municipal de Santiago do Cacém, Álvaro Beijinha, do Presidente da Junta de Freguesia de Santo André, David Gorgulho; do Bispo de Beja, D. João Marcos e do pároco Abílio Raposo.

O jesuíta foi recordado como uma figura de “grande elevação, na arte de congregar, servir e liderar”.

A população de Santo André juntou-se a esta homenagem, assim como o Agrupamento de Escuteiros de Santo André e a banda da Sociedade Recreativa Filarmónica União Artística.

Recorde-se que no ano passado, precisamente no dia 8 de dezembro, tinha sido homenageado a titulo póstumo, com a colocação da uma lápide junto à entrada principal da Igreja invocando a sua memória, que foi descerrada pelo bispo da diocese de Beja, D. João Marcos.

O Padre Manuel Malvar faleceu em Braga, a 7 de agosto de 2015, depois de prolongada doença.

No entanto, apesar de ter deixado a Paróquia em 2010, a sua figura permanece viva e inspiradora no coração da comunidade que fez nascer e serviu durante a maior parte dos anos do seu ministério sacerdotal.


Comente esta notícia


SINES