Trata-se de um investimento, da responsabilidade do grupo Holigen, que começou a ser instalado no ano passado, na Freguesia de São João de Negrilhos, e que, neste momento, já conta com a maior plantação outdoor (exterior) da Europa, embora este grupo também aposte neste território no cultivo em indoor (interior).

São cerca de 45 mil pés espalhados, atualmente, ao longo de 9 hectares. Acontece que, em 2021, a produção irá aumentar exponencialmente, uma vez que irá ser alargada a 40 hectares. O cultivo, esse, acontece preferencialmente em outdoor.

O presidente da Câmara Municipal de Aljustrel, Nelson Brito, visitou, ontem, terça-feira, dia 1, este projeto que ainda está na sua primeira fase e ficou a conhecer os viveiros, incubadoras de plantas, mas também os diversos locais de experimentação das diversas variedades de espécies, de modo também a inteirar-se, junto dos promotores, das várias técnicas que estão a ser utilizadas, mas também daqueles que serão os próximos passos que vão ser dados para o desenvolvimento deste investimento no concelho.

Recorde-se que este é um projeto que pretende ir do campo à farmácia e em outubro dever-se-á iniciar a colheita, recorrendo-se aos mais sofisticados meios tecnológicos. Nesta fase perspetiva-se a criação de 65 postos de trabalho.

Para a Câmara de Aljustrel, este é um projeto importante, não só para o concelho, mas para a região, uma vez que se trata de um investimento pioneiro e com enorme potencial de desenvolvimento e de disseminação.

A Rádio Sines tentou ouvir Nelson Brito, presidente da autarquia, mas este não esteve disponível para prestar declarações. 

 

 


Comente esta notícia


SINES